Nossos Professores

O Sorrir É Viver conta com uma equipe de excelência de professores formados em Artes Cênicas e Musicoterapia. Presentes em todas as segundas- feiras, a partir das 18h30 até as 21h30 (quando não passa das 22h!), nossos professores são seres humanos únicos, comprometidos e que acreditam que a arte pode mudar a vida de estudantes e pacientes.

//www.sorrireviver.org.br/wp-content/uploads/2016/11/luciana-zitei.jpg

Clowns:

Luciana Zitei

Formada em Pedagogia e pós graduada em administração de Projetos Sociais. Dedicou-se a linguagem do teatro como ferramenta arte educativa. É responsável pela elaboração e execução de Programas de arte educação em escolas e bibliotecas municipais, nos segmentos de Contações de histórias e esquetes. Dirigiu oficinas de teatro na infância e adolescência, bem como oficinas de clown para formação de jovens protagonistas em ações beneficentes voluntárias. Na linguagem cômica, iniciou-se com a formação em Commedia D’larte pela Escola Oswald de Andrade; especializou-se na linguagem clownesca com DRT em palhaçaria e executa espetáculos clássicos e oficinas de clowns na formação de jovens doutores palhaços.

Principais experiências:

Oficina de Teatro infantil – Centro Cultural e escolas particulares. )

Cia Arte & Riso – 2005 a 2017*- Direção e apresentação de espetáculos do gênero cômico e palhaçaria.

Oficinas de Palhaçaria – Liga da Alegria UMC / UAM/ FMABC/ FASM/UNILUS - Capacitação de grupos da área de Saúde, como ferramenta de humanização no atendimento hospitalar – 2009 a 2017*

Contações de Histórias – 2010 a 2015 - Escolas, Bibliotecas municipais e eventos.

A partir de 2004 iniciei meus trabalhos como palhaça em visitas nos hospitais da região de Mogi das Cruzes. Com o tempo e desejo de que este trabalho fosse ampliado no âmbito do atendimento, passei a capacitar alunos dos cursos de Medicina em Ligas acadêmicas, com objetivo de humanização no atendimento a saúde.

Há dois anos desenvolvo este mesmo trabalho a convite do Sorrir é Viver, que administra a proposta de forma séria e fundamental, como ferramenta efetiva de transformação na vida acadêmica destes alunos. Humanizar através da arte não significa apenas realizar visitas e transformar o ambiente. Com significado maior, humanizar aqui, representa auto conhecimento, resgate e transformação pessoal. Buscar dentro de si o que há de mais puro, para que possa somar à técnica e assim, garantir a excelência no atendimento desejado.

Me orgulho e reconheço que cada vez mais, estes jovens e futuros médicos poderão fazer a diferença , uma vez que a médio e longo prazo, serão eles que estarão a frente da gestão de saúde.

//www.sorrireviver.org.br/wp-content/uploads/2016/11/prof-vanessa.jpg

Contação de histórias:

Vanessa Castro

Contadora de histórias, educadora, escritora e pesquisadora Coordenadora do projeto Os4cantosdoscontos e Professora da vertente de Contação de histórias do Sorrir É Viver.

Sempre penso na importância da formação humana dos médicos. Formação que deve ir além de questões acadêmicas e operacionais. Além da sutura perfeita, do diagnóstico certeiro, do saber operar sob pressão, do minuto tênue que separa a Vida da Morte. Sim, tudo isso também é extremamente importante!

Contudo, é necessário o ENCONTRO! E Contar Histórias é exatamente isso! Como diz, Fabiana Rubira, uma grande amiga: “Caminhar com as histórias é nunca estar só!”  E assim como os Médicos que estão lutando em busca da Vida que ainda pulsa em cada leito, nós aqui do Sorrir é Viver cada vez que adentramos em um quarto e contamos histórias compartilhamos a semente da Esperança, de que é necessário acreditar que Amanhã o Sol irá raiar, de que tudo irá melhorar, que as histórias nos ajudarão a cicatrizar a ferida (e eu piamente acredito que Sim! Por mais, que hoje a dor seja imensa!).

E essa é a importância desse projeto na minha existência e na de milhares de pessoas que tiveram contato com eles; é este o motivo que me faz vibrar a cada aula dada, a cada turma formada, pois a VIDA, por vezes, faz um grande e enorme esforço para seguir adiante. Entretanto, ela recupera as forças e torna a florescer em SORRISOS. Afinal de contas, SORRIR É VIVER! ( para ler o texto íntegro, clique aqui )

//www.sorrireviver.org.br/wp-content/uploads/2016/11/fabio-rosa.jpg

Musicantes:

Fábio Rosa

Músico, Contador de Histórias e Ator

Um dos idealizadores do Projeto CURA e Professor da vertente de Musicantes do Sorrir É Viver

Entrei no Projeto em 2016, indicado pelo André Pereira, antigo professor dos musicantes. Já tinha feito projetos de musicalização com crianças, trabalho em hospitais com musicalização, narração de histórias, além de treinamentos para profissionais de saúde, porém nunca havia formado musicantes em projetos semelhantes ao Sorrir É Viver.

A causa de levar arte para os hospitais é um motivo nobre e sempre vale a pena! Por isso, assim que eu soube da ONG, eu já gostei muito, antes mesmo de conhecer a coordenação ou a minha turma.

No momento em que eu vi alunos se esforçando tanto por um motivo único, foi a hora em que eu me encantei.  A vitalidade desses alunos, o desejo de se transformar, transformar o outro através da arte foi o que me trouxe para o Sorrir. Mais do que ensinar, eu aprendi e muito nesse período em que fiquei com a turma de Musicantes. O meu muito obrigado! É um prazer fazer parte disso!